O crescimento do fluxo migratório transnacional tem provocado a necessidade de reflexões sobre os impactos na vida social, sobretudo na educação. A presença de alunos internacionais de diferentes nacionalidades resulta na composição de ambientes pluriétnicos, multilíngues e multiculturais, demandando mudanças no papel social das escolas, que historicamente tiveram a função de difundir a língua oficial e contribuir para a constituição de uma identidade nacional, condições necessárias para garantir a coesão dos estados nacionais modernos. Nesse sentido, nosso objetivo será conhecer a percepção dos (as) residentes de Educação Física em relação ao envolvimento dos alunos imigrantes nas aulas de educação física escolar. Envolveremos 17 residentes de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior, que serão selecionados de forma intencional e por conveniência. Assumiremos como variáveis de estudo: a comunicação e participação no contexto da inclusão do aluno imigrante. Esses aspectos serão obtidos pelo instrumento da Entrevista Narrativa e analisados pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), baseada em três etapas: 1) a unitarização, 2) a categorização e a 3) comunicação. Projeto no qual ainda está em andamento, pois ainda não possui resultados parciais. Nosso objeto de pesquisa surge das inquietações na prática docente, cenário onde a inclusão do aluno imigrante no ensino regular gera diversas incertezas por parte dos (as) residentes de Educação Física.
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