Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre a Neurociência Cognitiva e a educação, buscando identificar as contribuições, limites e desafios aos processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizado a Revisão Sistemática da Literatura, tendo por base de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES. Para coleta, análise e interpretação de resultados, utilizou-se os objetivos específicos que propunham a realização a cumprir deste trabalho, bem como: a) Identificar as contribuições da neurociência aos processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I; b) Apontar quais processos cognitivos são mais evidenciados pelas pesquisas dedicadas as inter-relações entre neurociência e educação; c) Destacar e analisar as contribuições, desafios e limites da neurociência cognitiva aos processos educacionais. A pesquisa se encaixa no tipo quali-quantitativa, em que os resultados apontam para a necessidade dos professores compreenderem aspectos da Neurociência Cognitiva, para que deste modo, possam reformular e fortalecer práticas pedagógicas que de fato estimulem os processos cognitivos dos educandos de modo contextualizado, visto que são essenciais para que a aprendizagem efetiva e significativa ocorra.
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