CONCEPÇÕES POLÍTICAS E TEÓRICAS DA PEDAGOGIA SOCIAL

  • Autor
  • Nayara de Souza Costa
  • Co-autores
  • Maria Nilvane Fernandes
  • Resumo
  • Este artigo refere-se ao projeto de mestrado submetido no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas. Seu problema consiste em entender as bases políticas e teóricas de constituição da Pedagogia Social no Brasil e sua expressão nas políticas voltadas as crianças e aos adolescentes e, possui como objetivo geral compreender as bases políticas e teóricas da Pedagogia Social e sua relação com as políticas de atendimento direcionadas à infância e adolescência. Os objetivos específicos delineados são: a) categorizar no Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) produções que perpassem o campo da Pedagogia Social; b) identificar os conceitos e princípios que sustentam a Pedagogia Social, sobretudo, no campo educacional, e; c) verificar a relação entre a construção da Pedagogia Social e as políticas de atendimento à infância e adolescência. O caminho metodológico empreendido tem como método o materialismo histórico-dialético e a proposição de uma pesquisa bibliográfica com análise documental viabilizada pelo uso de softwares para organização dos materiais e análise. Como considerações preliminares, têm-se que o entendimento dos pressupostos teóricos da Pedagogia Social por meio da produção acadêmica proporcionam o vislumbre mais aguçado dessa teoria no âmbito das práticas educacionais não escolares.

  • Palavras-chave
  • Educação, Pedagogia Social, Infância, Adolescência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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