MAPEAMENTO NA PESQUISA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES E TESES VOLTADAS À PRODUÇÕES VINCULADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

  • Autor
  • Loyanne Nair Sampaio Araújo
  • Co-autores
  • Jonatha Daniel dos Santos
  • Resumo
  • A pesquisa, em andamento, desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) durante o período 2022/2023 tem como proposta identificar produções vinculadas ao ensino de matemática nos anos iniciais de escolarização produzidas em dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Universidades (Públicas e Privadas) situadas na Região Norte, no período de 2012 a 2022. Para tal, o caminho trilhado está sendo em acessar os repositórios dos Programas de Pós-Graduação que tenham vínculo com a Educação, Educação Matemática, Educação em Ciências e Matemática e outros afins, desde que atendam aos pré-requisitos da pesquisa. O estudo apresentado alinha-se com os princípios qualitativos de se fazer pesquisa no campo educacional, buscando efetivar um mapeamento para identificar seus objetivos, opções metodológicas e as temáticas abordadas. Buscando produzir dados para a presente pesquisa, o mapeamento teórico de Biembengut (2008) nos fornece ferramentas e instrumentos importantes para a projeto, uma vez que é muito importante a realização deste tipo de pesquisa, pois além de permitir um avanço nas pesquisas da área em detrimento da reprodução de algo que já foi produzido anteriormente, contribui de forma significativa para a leitura e análise daqueles que buscam estudar os fenômenos da área e novas estratégias para o aprendizado de seus alunos. No campo teórico, a discussão está articulada ao campo da Educação Matemática que é apenas um campo profissional, mas também uma área de conhecimento (FIORENTINI; LORENZATO, 2012). Ainda é possível indicar que a educação matemática atua fortemente na formação de professores (as) bem como na problematização de que professor (a) que ensina matemática ou professor (a) de matemática está sendo formado e, principalmente, qual é o real sentido da matemática no contexto escolar. É possível compreender então que a Educação Matemática é um campo do qual se propõe outros olhares e outros epistemologias para fazer e pensar a Matemática enquanto campo disciplinar e científico. Logo, é uma possibilidade de compreender outros saberes e práticas de grupos socialmente distintos, esquivando do controle epistêmico formatado na disciplina supracitada em tempos modernos. Até o momento, foram identificados três trabalhos distribuído da seguinte forma: dois na Universidade Estadual do Pará e um na Universidade Federal do Acre. As três pesquisar foram desenvolvidas em cursos de mestrado. A princípio, é possível perceber que a temática nos Anos Iniciais e o ensino de Matemática não são temas estudados em larga escola na Região Norte, tendo em vista que neste momento foram encontradas apenas três pesquisas em universidades compostas integralmente por universidades públicas. 

  • Palavras-chave
  • Mapeamento, anos iniciais, matemática, teses e dissertações.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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