DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

  • Autor
  • Sérgio Júnior Coelho Borges
  • Co-autores
  • Maria Almerinda de Souza Matos , Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim , Raiana Rosa Alfaia da Costa
  • Resumo
  • Resumo: Este estudo pertence ao projeto de PIBIC cadastrado (PIB-H/0217/2023), aprovado sob o Edital n° 002/2023, da PROPESP/UFAM, intitulado “Deficiência Intelectual: Caracterização, identificação e inclusão escolar” e tem como objetivo geral de conhecer a caracterização, identificação e requisitos para o atendimento educacional do aluno com deficiência intelectual na Educação Especial na perspectiva inclusiva. Elegemos para alcance dos objetivos a pesquisa bibliográfica (GIL, 2008) e a pesquisa documental (SEVERINO, 2007). A deficiência intelectual não é considerada uma doença ou um transtorno psiquiátrico, e sim um ou mais fatores que causam um prejuízo das funções cognitivas que acompanham o desenvolvimento diferente do cérebro (HONORA, 2008). Observamos através de uma revisão sistemática que nos repositórios da região norte encontram-se poucas pesquisas referentes a temática, sendo assim, o estudo presente tem intuito de contribuir para ciência na região acerca da temática, bem como conhecer os subsídios aos sistemas de ensino para a caracterização, identificação e política educacional para alunos com deficiência intelectual. Palavras-chave: Deficiência Intelectual, Caracterização, Inclusão.

  • Palavras-chave
  • Deficiência Intelectual, Caracterização, Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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