A Amazônia é ampla, diversificada, repleta de culturas, etnias,significados, estados e até países. Assim, é essencial compreendermos um pouco do contexto amazônico, sua educação, sua constuição, sua diversidadade, suas riquezas, belezas, culturas, povos, dentre outros. Mourão, Uchôa e Borges ( 2020, p. 97) enfatizam que o “[...] território amazônico é constituído pelas águas, terras e florestas, que são territórios de trabalho.” Nesta perspectiva, objetiva-se com esse trabalho apresentar a contribuição da disciplina Educação na Amazônia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas para o objeto de estudo “As políticas de Educação Especial no território do campo”. A perspectiva teórica metodológia é o materialismo histórico dialético e trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A disciplina Educação na Amazônia tem como objetivo geral estudar a amazônia, e objetivos específicos: aprender e discutir sobre Estado, as lutas de classes e o contexto nacional e internacional na educação brasileira; conhecer e debater os saberes dos povos Amazônicos, o meio ambiente, as linguagens e os projetos de desenvolvimento regional e a interculturalidade e desenvolver uma perspectiva de análise e critica sobre os conhecimentos e pesquisas desenvolvidas na Amazônia. É importante frisar que as aulas desenvolvidas na disciplina possibilitou aos mestrandos e doutorandos a oportunidade de conhecer e aprimorar teorias acerca da educação, do contexto amazônico, considerando que as mesmas foram ministradas a partir da realização de leituras individuais e em grupos, discussões e debates sobre Estado, lutas de classes, saberes e vivências dos povos amazônicos, interculturalidade, dentre outros. Destaca-se ainda que grande parte dos textos foram significativos por estarem em consonancia com a dialética, o materialismo histórico dialético, o que contribuiu para a fundamentação projeto de pesquisa. Nos dias atuais há a necessidade de se buscar uma educação para além do capital. Nesta persectiva, concorda-se com Mészaros(2008, p.76) quando ele afirma que a “[...] nossa tarefa educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora. [...]”. Assim, é urgente compreender que as políticas precisam ser repensadas, elaboradas a partir das necessidades e realidade das pessoas que delas irão usufruir. Entende-se que assim, as políticas voltadas para o território do campo poderão ser efetivadas, e não somente garantidas, possibilitando aos sujetios a participação ativa, a reivindicação, a luta, a resitência e reflexão acerca de seus direitos e deveres. O aprendizado construído a partir das aulas nos permite afimar que a disciplina Educação na Amazônia trouxe grandes contribuições para a complementação do objeto de estudo “As políticas de Educação Especial no território do campo”, pois no decorrer das aulas e desenvolvimento dos trabalhos avaliativos teve-se a oportunidade de discutir e debater tematicas relacionadas a política, ao contexto amazônico, o que foi proveitoso para a ampliação e construção do conhecimento da doutoranda e para o aprimoramento de seu projeto de pesquisa. Dessarte, entende-se que a disciplina é essencial no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, pois ela possibilita aos mestrando e doutorandos a compreensão acerca da educação no contexto amazônico, suas singularidades, particularidades e realidade social.
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