Acessibilidade no ambiente escolar

  • Autor
  • Paulo André Castro Cruz
  • Co-autores
  • Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  • Este trabalho é parte do projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas que tem como tema “Nível de satisfação dos alunos com deficiência sobre a acessibilidade no ambiente escolar”. A acessibilidade é um direito de todos e fundamentais para a inclusão, com destacado papel para uma vida com equidade. Objetivamos conhecer o estado arte sobre as produções científicas referentes a acessibilidade escolar no contexto brasileiro. A pesquisa teve abordagem qualitativa e técnica de coleta a revisão de literatura que coadunou com a análise de conteúdo cujos resultados indicaram uma insuficiência na qualidade da acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal. Faz-se necessárias melhorias significativas no contexto escolar para atender o público da educação especial.

  • Palavras-chave
  • Acesso Escolar, Equidade, Educação Especial, Educação Inclusiva, Direitos Humanos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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