O objetivo deste trabalho centralizou-se em analisar, mediante o princípio da gestão democrática, a concepção e participação da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico-PPP de duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Manaus-SEMED. Para tanto, segundo abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, pedagogos, professores, pais e/ou responsáveis, serviço de apoio administrativo e/ou pedagógico, representantes do conselho escolar e da comunidade local. Apesar dos esforços em reconhecer o PPP como instrumento norteador das ações da escola, os resultados apontam limitações para a sua construção coletiva, cujo princípio democrático ainda se demonstra uma realidade distante. Dessa forma, lançam-se reflexões quanto à preocupação em estabelecer uma (re)organização do trabalho pedagógico com base na colaboração dos atores envolvidos para uma formação mais cidadã, cuja SEMED detém um papel crucial na garantia de planejamentos, assessoramentos e programas de formação que subsidiem a formulação desse documento.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica