A educação rural oferecida aos sujeitos do campo sofre preconceito e considera o homem do campo como atrasado (HAGE, 2005). E foi considerada “a educação dos mínimos, da escola precária, das classes multisseriadas e sem infraestrutura adequada. Escola da professora leiga, de poucos alunos e de rara permanência. Escola em que pouco ou nada se aprende de significativo” (TAFFAREL, 2012, p. 247).
Contrária a esta concepção, a educação do campo “nasce da ‘experiência de classe’ de camponeses organizados em movimentos sociais e envolve diversos sujeitos, às vezes com diferentes posições de classe” (TAFFAREL, 2012, p. 248), onde os educadores são considerados sujeitos fundamentais da formulação pedagógica e das transformações que a escola necessita (CALDART, 2012, p. 264)
Daí o sentido o presente estudo, o qual buscou analisar a importância do uso de jogos lúdicos como estratégia interdisciplinar ao ensino de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A interdisciplinaridade vai além de apenas uma junção de disciplinas, implica uma atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, quebrando paradigmas, afinal, ensinar exige dedicação e ousadia (FAZENDA, 2008).
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com apoio da revisão bibliográfica e realização de oficinas com estratégias interdisciplinares visando, entre outros objetivos, aproximar e fortalecer o diálogo entre escola e comunidade e potencializar o ensino e a aprendizagem dos estudantes daquela escola.
O estudo considerou três momentos: O primeiro momento consistiu em um levantamento dos conteúdos que seriam trabalhados bimestralmente para a produção de materiais de acordo com a Proposta Curricular de Ensino do Amazonas. Realizou-se um diálogo com os alunos das turmas de 1º ao 5º ano sobre jogos lúdicos, considerando a realidade vivenciada. Isto porque que “o professor comprometido com a mudanças deve ser facilitador de um processo educacional onde os educandos percebam sua realidade [...] (GHEDIN, BORGES, 2007, p. 127). E deve construir estratégias interdisciplinares “capazes de superar os limites da sala de aula, construindo espaços de aprendizagem que extrapolem este limite, e que permitam a apreensão das contradições do lado de fora da sala. [...]” (MOLINA; SÁ, 2012, p. 332).
O segundo momento envolveu a produção dos jogos lúdicos e brincadeiras: (Jogo do movimento, jogo do equilíbrio, jogo separando os sentimentos, brincadeira árvore do amor, jogo de experimento de cores, jogo caixinha supressa: história de vida e jogo da memória da água).
E o terceiro momento implicou na apresentação dos jogos lúdicos produzidos e demonstração de como funcionava cada jogo, que aconteceu durante a I Mostra de Práticas Exitosas na referida escola, a qual envolveu professores, alunos da escola e membros da comunidade em geral.
O estudo apontou que os jogos lúdicos, desde que bem utilizados, constituem-se importantes estratégias interdisciplinares que os educadores podem apropriar-se em sala de aula, não somente para a construção do conhecimento de forma prazerosa, mas, também a interação com os colegas, permitindo que aprendam regras e valores, tomem decisões importantes e participem de atividades coletivas, desenvolvendo competências e habilidades.
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