A CRÔNICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDOS SOBRE ESCRITA CRIATIVA.

  • Autor
  • Ítala Clay de Oliveira Freitas
  • Resumo
  •  

    O objetivo deste texto consiste em apresentar resultados parciais de pesquisa sobre a criação de um método para o ensino da Escrita Criativa no ensino superior, destacando o estudo sobre o gênero textual Crônica enquanto um dos recursos utilizados no processo. Justifica-se na necessidade do desenvolvimento de caminhos didáticos que possam gerar o interesse e engajamento referentes à escrita com característica autoral, crítica e criativa, aproveitando os possíveis entrelaçamentos entre as culturas digital e analógica, com seus imbricamentos tecnológicos e multimodalidades de linguagem. A metodologia utiliza os procedimentos de pesquisa bibliográfica e realização de oficinas com produção textual, e se orienta em termos de fundamentação teórica a partir de uma perspectiva interdisciplinar e sócio-histórica, buscando o diálogo entre as ciências sociais e humanas. Os resultados vem ratificar o uso das crônicas como recurso eficaz devido às suas características comunicacionais e semióticas, no desenvolvimento humano de habilidades cognitivas e emocionais.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Superior, Escrita Criativa, Crônicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica