DIFICULDADES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Aldenize Pinto de Melo do Nascimento
  • Resumo
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    O trabalho aqui exposto é um relato de experiência desenvolvido sob a perspectiva qualitativa e histórico crítica.  A disciplina de Filosofia é uma das disciplinas das Ciências Humanas que sofreram o impacto dessas modificações realizadas no NEM. No trabalho aqui proposto, fizemos uma breve reflexão em relação a esses impactos negativos sob a perspectiva de professores e alunos. Foi feito aos participantes da pesquisa o seguinte questionamento: "Qual a sua opinião sobre as mudanças trazidas pelo NEM em relação a disciplina Filosofia?". Foi perceptível, na fala dos participantes da pesquisa, pontos comuns de preocupação como a redução da carga horária das disciplinas da base que traz consequências como a falta de tempo para melhor trabalhar os conteúdos, o acúmulo de trabalho burocrático por parte dos professores e a notória preocupação quando a real formação para o exercício da cidadania.

     

  • Palavras-chave
  • Novo Ensino Médio, Filosofia, Dificuldades Pedagógicas, Políticas Públicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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