O presente trabalho trata sobre o papel da linguagem no desenvolvimento infantil, com base no pensamento do teórico Lev Vygotsky, considerando-a como um dos elementos imprescindíveis para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, entendendo o relevante papel da linguagem para o cognitivo, foram elencadas considerações a respeito de sua influência na manifestação das inteligências múltiplas, proposta por Gardner. A justificativa se dá pela necessidade de compreensão dos processos cognitivos por parte dos educadores, e sua colaboração para que ocorra a aprendizagem. Para tanto, foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa e de caráter exploratório, durante o período de janeiro de 2022, a setembro de 2022. Para isso, buscamos apresentar a teoria sociocultural de Vygotsky em um primeiro momento; a ideia da existência de diferentes tipos de inteligência proposta por Gardner; finalizando com um aparato com possíveis semelhanças e diferenças entre os pensadores. Foi possível identificar na análise de dados, que é necessário não apenas compreender como a mente funciona, mas também dispor de um ambiente convidativo com artifícios culturais dinâmicos e adaptados à necessidade de cada indivíduo em sala de aula, o que consequentemente, gera alunos mais motivados e confiantes, facilitando assim a relação com o conhecimento.
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