A educação profissionalizante desempenha um papel crucial na formação dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e proporcionando habilidades técnicas específicas. Com a implementação do novo currículo do ensino médio, no Brasil, houve uma significativa mudança no enfoque dado à educação profissionalizante, visando melhorar a inserção dos jovens no mundo do trabalho. Esta pesquisa discutirá a importância da educação profissionalizante e as transformações ocorridas no currículo do novo ensino médio tendo como principal objetivo da educação profissionalizante, fornecer aos estudantes uma formação sólida e prática, capacitando-os para exercerem profissões específicas. Através dessa modalidade de ensino, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais, e estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, aderidos ainda ao que hoje conhecemos como empreendedorismo dentro da área das Ciências Biológicas. Com a mudança no currículo do ensino médio, busca-se fortalecer a educação profissionalizante, tornando-a uma opção viável e valorizada para os estudantes, logo buscou-se esta alternativa como projeto integrador para que todos os participantes possam engajar-se de maneira ativa na construção do ser profissional. Neste sentido, este projeto de pesquisa ação propõe um olhar diferenciado para processo educacional, pois pressupõe o diálogo entre os sujeitos, em especial, entre universidade e escola, haja vista que a realidade vivida em uma tem forte impacto na outra. O ensino de ciências é fundamental para o desenvolvimento social, científico e tecnológico do Estado. Entretanto, o mesmo tem enfrentado uma dura realidade vivenciada em nossas escolas que apresenta professores desmotivados, alunos desinteressados, conhecimento científico sem significado aparente para os jovens além das muitas dificuldades estruturais. Além destes problemas a violência, a falta de organização dos estudantes e, muitas vezes, ausência de acompanhamento das atividades escolares pelos pais também configuram um cenário desfavorável para o ensino e aprendizagem. A proposta provoca a interlocução de diferentes áreas do conhecimento por meio da oferta dos cursos livres, bem como aproxima a Universidade (formação de professores), das escolas públicas (público alvo dos cursos), bem como pesquisadores de áreas técnicas e tecnológicas. A pesquisa tem sido realizada de natureza quantitativa e qualitativa, sob o delineamento da pesquisa participante. Na qual os pesquisadores ao interagirem com o local e sujeitos onde o estudo acontece, alteram, de algum modo os resultados. Por isso diz-se que as decisões metodológicas envolvem o pesquisador e a comunidade pesquisada. O primeiro passo levou a um“levantamento preliminar” da realidade (um primeiro olhar para ela) vivenciada pelos sujeitos interessados que apontarão “situações limites” que os confrontam e apresentam contrassensos no cotidiano da formação escolar em relação ao seu futuro profissional. Portanto, a educação profissionalizante por meio dos cursos livres na área de Ciências Biológicas e a mudança no currículo do novo ensino médio podem provocar avanços significativos no sistema educacional brasileiro. É fundamental que sejam realizados investimentos contínuos nessa área, a fim de aprimorar ainda mais a qualidade da educação profissionalizante e promover a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.
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