PEDAGOGIA DA NATAÇÃO: o programa AquaIN-JARAQUI em foco

  • Autor
  • Nildo de Oliveira Amisterdan
  • Co-autores
  • Mateus Richard Ribeiro Batista , Camila da Silva Mendes
  • Resumo
  • O Aquain-jaraqui é um programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas que tem por finalidade de elaborar, aplicar e avaliar atividades para a pedagogia da natação. Tem por base a abordagem desenvolvimentista e a educação inclusiva. As aulas acontecem duas vezes por semana, durante 50 minutos com: (1) momento inicial – roda de conversa, na qual informamos quais e como serão as atividades do dia; (2) desenvolvimento: aplicação das atividades explorando um conteúdo da natação; e (3) momento final - roda de conversa em que os (as) alunos (as) fazem comentários sobre o as atividades desenvolvidas. Em seguida o abraço final com as crianças e pais/responsáveis. As aulas são planejadas a cada 2 semanas. Participaram 15 crianças, de desenvolvimento típico e atípico, na faixa etária de 5 a 12 anos de idade, pertencentes à rede pública de ensino. No projeto, se aprende não apenas a se deslocar na superfície da água, mas também se enfatiza as relações sociais e a inclusão por meio de vivências no meio aquático que fomentem a amizade e o respeito entre a diversidade das crianças, ajudando-os a enfrentar os seus limites. Os resultados observados, a partir dos desafios postos ao longo das aulas e da aprendizagem da habilidade do “nadar” alcançada por todas as crianças mostraram que o programa elaborado com um total 46 aulas, distribuídas por sete unidades de ensino foi efetivo.  

  • Palavras-chave
  • Pedagogia da Natação, Adaptação ao Meio Líquido; Habilidades Aquáticas Básicas, Educação Inclusiva, Abordagem Desenvolvimentista
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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