RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA E OS ENTRAVES NO/PARA O FUTURO DO ENSINO MÉDIO AMAZONENSE

  • Autor
  • Flavia Luenny da Silva Mota
  • Co-autores
  • Ruan Lucas de Souza Pereira , Sílvia Cristina Conde Nogueira
  • Resumo
  • Aborda a parceria instituída entre o Estado do Amazonas e a Associação Instituto Iungo no que tange à formação continuada de professores e gestores. Os fundamentos teórico-metodológicos do materialismo dialético esboçaram a pesquisa bibliográfica e documental. Nesse primeiro momento, a análise revelou que a Educação é um terreno fértil para o capital se expandir, implementar suas propostas lucrativas e ideológicas e ainda competir pelo fundo público, viabilizado pelas parcerias que firma. A formação continuada como objeto da parceria SEDUC-AM e IUNGO se configura dentro de dois programas: o Nosso Ensino Médio e os Itinerários Amazônicos. O primeiro encontra-se em vigor promovendo formação continuada para a rede estadual de ensino desde 2021 e o segundo está no primeiro semestre de vigência, iniciado em abril de 2023, mas que apesar disso já materializa o avanço das instituições privadas no processo de disputa pelo fundo público, na medida em que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a destinação de recursos públicos da ordem de R$ 8,3 milhões para esse programa. 

  • Palavras-chave
  • Relações Público-Privadas, Novo Ensino Médio, Nosso Ensino Médio, Itinerários Amazônicos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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SEINPE

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