EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MANAUS/AM

  • Autor
  • Flavia Luenny da Silva Mota
  • Co-autores
  • Micaelle Cardoso de Souza , Victória Soares dos Santos
  • Resumo
  • A Educação Ambiental é entendida, segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999), como o processo em que as pessoas constroem valores sociais e atitudes em prol da conservação do meio ambiente, portanto, é um componente crucial para todas as modalidades de ensino da Educação Básica e ao ser estruturada nas concepções e práticas curriculares propicia uma personalidade moral referente ao meio ambiente na construção do sujeito. Na Educação Infantil, a Educação Ambiental possibilita a constituição da condição humana nas crianças, promovendo, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010. p. 26), “o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais”. A partir disso, buscamos apresentar e refletir sobre uma proposta pedagógica desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM, em que a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável estão em foco, nossa busca parte de experiências com o CMEI durante a vivência na disciplina de Estágio Supervisionado I – Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tomamos como base a abordagem qualitativa, definida por Minayo (2014) como a que se preocupa com realidades que não podem ser quantificadas e que trabalha com o universo dos significados, dos valores e atitudes, ou seja, é uma abordagem que se preocupa com as descrições, comparações e interpretações de um determinado fenômeno. Utilizamos a revisão bibliográfica para “[...] fornecer fundamentação teórica ao trabalho” (GIL, 2017, p. 28) e nos aproximarmos da Educação Ambiental, para isso revisamos Silva (2021). Nos debruçamos sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999) e sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), por meio de análise documental. Os resultados da pesquisa apontaram que o contato da criança com a natureza possibilita o encantamento e é com a exploração que se fomenta a curiosidade em saber mais, de construir, de acordo com Silva (2021), uma consciência socioambiental, visto que é por meio desta consciência que é possível estabelecer relações significativas com o meio, assim como estabelecer relações com os elementos que fazem parte deste meio. O CMEI, em questão, possui o Projeto Horta Escolar, caracterizado por cultivar os cuidados com o meio ambiente e alimentação saudável através do cultivo de hortaliças, possui um canteiro central, composteira, vasos, pneus e um canteiro suspenso. Consideramos que a partir do momento em que as crianças têm um contato mais próximo com o meio ambiente em que vivem passam a entender que sua relação com esse meio ambiente pode ser significativa e pode ser transformada a partir de suas ações e atitudes, Silva (2021) destaca que as crianças passaram a preferir os alimentos saudáveis, alimentos que elas participaram do processo de semeadura, cultivo e colheita, além dessa relação que se cria e se torna significativa, é possível entender que essa foi uma prática sustentável no CMEI analisado. 

  • Palavras-chave
  • Educação Ambiental, Estágio Supervisionado, Educação Infantil.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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