AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

  • Autor
  • Leonardo Dias Gilonna
  • Co-autores
  • Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
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    Autoeficácia é a crença de um indivíduo em sua capacidade de executar uma tarefa específica ou atingir um objetivo. Para os professores, a autoeficácia pode influenciar a sua confiança e habilidade em planejar, implementar e avaliar atividades de ensino que atendam alunos que apresentem necessidades especiais, como os alunos com deficiência auditiva ou surdez, tendo relação direta com o processo de inclusão dos mesmos. Aqui, pretendemos caracterizar a autoeficácia de professores de Educação física escolar  sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez, para saber o quão estes profissionais se sentem preparados para trabalhar com este público, e se recebem o devido apoio escolar para tal. Participarão 10 professores da rede pública de ensino, que trabalhem com alunos com deficiência auditiva ou surdez em sua classe comum. Para a coleta de informações recorreremos a entrevista que terá como eixos norteadores: 1) Conhecimento sobre deficiência auditiva; 2) Sentimentos em relação ao trabalho pedagógico com os alunos com essas condições; 3) Estratégias utilizadas  para trabalhar com os alunos surdos.; 4) Percepção sobre o desenvolvimento e aprendizagem do(a) aluno(a) com deficiência auditiva ou surdez; e 5) Nível de apoio/ orientação recebidos pela escola para trabalhar com esses alunos.  Para a análise das informações recorreremos à técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), que se configura como uma metodologia de etapas (unitarização; categorização; e metatexto) extremamente minuciosas, requerendo do pesquisador a atenção e a rigorosidade em cada etapa do processo”.


     

  • Palavras-chave
  • Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação Profissional, Autoavaliação, Surdo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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