Autoeficácia é a crença de um indivíduo em sua capacidade de executar uma tarefa específica ou atingir um objetivo. Para os professores, a autoeficácia pode influenciar a sua confiança e habilidade em planejar, implementar e avaliar atividades de ensino que atendam alunos que apresentem necessidades especiais, como os alunos com deficiência auditiva ou surdez, tendo relação direta com o processo de inclusão dos mesmos. Aqui, pretendemos caracterizar a autoeficácia de professores de Educação física escolar sobre a inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez, para saber o quão estes profissionais se sentem preparados para trabalhar com este público, e se recebem o devido apoio escolar para tal. Participarão 10 professores da rede pública de ensino, que trabalhem com alunos com deficiência auditiva ou surdez em sua classe comum. Para a coleta de informações recorreremos a entrevista que terá como eixos norteadores: 1) Conhecimento sobre deficiência auditiva; 2) Sentimentos em relação ao trabalho pedagógico com os alunos com essas condições; 3) Estratégias utilizadas para trabalhar com os alunos surdos.; 4) Percepção sobre o desenvolvimento e aprendizagem do(a) aluno(a) com deficiência auditiva ou surdez; e 5) Nível de apoio/ orientação recebidos pela escola para trabalhar com esses alunos. Para a análise das informações recorreremos à técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), que se configura como uma metodologia de etapas (unitarização; categorização; e metatexto) extremamente minuciosas, requerendo do pesquisador a atenção e a rigorosidade em cada etapa do processo”.
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