Nosso estudo objetivou apresentar a metodologia utilizada na nossa pesquisa de mestrado, a qual tivemos como objetivo geral conhecer a percepção de estudantes com características para altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao seu ambiente escolar, classificou-se como pesquisa de caracterização com abordagem qualitativa, tendo como participantes 15 estudantes, entre 6 e 16 anos. Para responder ao nosso questionamento utilizamos na metodologia o instrumento de coleta da técnica do grupo focal e para análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), com base nas seguintes categorias: (1) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus professores; (2) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus pares; e (3) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto à sua participação nas atividades escolares. Concluímos que, o instrumento para recolha de dados foi de grande relevância para alcançarmos os objetivos desejados, uma vez que na sua aplicabilidade foi possível ouvir do próprio participante sua compreensão quanto a temática pesquisada. Acreditamos ser relevante estudos que abordem as Altas habilidades/superdotação, principalmente no sentido de que esse estudante seja atendido e tenha seus direitos educacionais inclusivos assegurados.
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SEINPE
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