USO DA TÉCNICA DO GRUPO FOCAL NA PESQUISA COM ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  • Autor
  • KARLA FRANCISCA MARGARIDO BRAGA GURGEL
  • Co-autores
  • Lúcio Fernandes Ferreira
  • Resumo
  •  

    Nosso estudo objetivou apresentar a metodologia utilizada na nossa pesquisa de mestrado, a qual tivemos como objetivo geral conhecer a percepção de estudantes com características para altas habilidades/superdotação (AH/SD) em    relação ao seu ambiente escolar, classificou-se como pesquisa de caracterização com abordagem qualitativa, tendo como participantes 15 estudantes, entre 6 e 16 anos. Para responder ao nosso questionamento utilizamos na metodologia o instrumento de coleta da técnica do grupo focal e para análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), com base nas seguintes categorias: (1) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus professores; (2) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto às suas relações com seus pares; e (3) A percepção de estudantes com altas habilidades/superdotação quanto à sua participação nas atividades escolares. Concluímos que, o instrumento para recolha de dados foi de grande relevância para alcançarmos os objetivos desejados, uma vez que na sua aplicabilidade foi possível ouvir do próprio participante sua compreensão quanto a temática pesquisada. Acreditamos ser relevante estudos que abordem as Altas habilidades/superdotação, principalmente no sentido de que esse estudante seja atendido e tenha seus direitos educacionais inclusivos assegurados.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Educação Especial, Grupo Focal, Técnicas de Análises.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4 – Salão dos egressos
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica