AS POLÍTICAS DE PUBLICAÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX)

  • Autor
  • Nayara de Souza Costa
  • Co-autores
  • Maria Nilvane Fernandes , Ernandes Herculano Saraiva , Ricardo Peres da Costa
  • Resumo
  • O objetivo deste pôster é socializar informações referentes ao processo de avaliação do projeto intitulado Políticas de Publicações: características, construção e submissão de artigos científicos, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e executado pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi). O trabalho desta ação é organizado e compartilhado virtualmente, através de duas ferramentas, uma planilha em Excel intitulada Chamadas Dossiês - Divulgação - PIBEX - GEPPEvi/PPGE/UFAM e a gestão do grupo Publicações no aplicativo de mensagens WhatsApp. O projeto é desenvolvido desde 2019 e conta com expressivos dados quantitativos como 4.322 lançamentos de chamadas em periódicos, sendo 1.498 em 2020, 1.184 em 2021 e 1.640 em 2022. Esse trabalho de sistematização visa contribuir para a submissão de artigos em revistas/periódicos qualificados fomentando o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Diante desse panorama, buscou-se para fins de avaliação do impacto gerado pela planilha Chamadas Dossiês - Divulgação - PIBEX - GEPPEvi/PPGE/UFAM o envio de um instrumental de pesquisa entre os meses de abril e maio de 2023 para o grupo do WhatsApp Publicações composto por 268 participantes, dos quais obteve-se a participação de 72 respondentes. O instrumento, foi elaborado através da plataforma virtual Google Forms e contou com 21 questões de preenchimento organizados pelas seguintes seções: perfil do respondente; perfil acadêmico; objetos de pesquisa e questionamentos sobre o impacto, relevância, resultados, produtos e aprimoramento. Registra-se que há partícipes das cincos regiões do país, sendo a Região Norte com o maior número de integrantes com 64 pessoas. Em relação ao perfil geral do grupo, ele é multifacetado e interdisciplinar entre professores e discentes como mestres e mestrandos, doutores e doutorandos, bem como, alunos de graduação, com a predominância da área da Pedagogia, História e Serviço Social. O grupo apresentou uma variabilidade quanto às áreas dos estudos, contudo, a Educação apareceu como foco direto ou indireto nas proposições levantadas. As áreas de concentração enquanto campo específico em que situa o objeto de estudo dos respondentes foram agrupadas em 16 categorias, sendo as principais: Ações afirmativas e questões étnico raciais; Educação do campo; Alfabetização e letramento; Formação de professores; Educação infantil na teoria histórico-cultural; Infância e juventude; Neurociência; História da educação; e Políticas públicas e avaliação. Por fim, os indicadores de avaliação mostraram que a sistematização da planilha tem contribuído com a comunidade acadêmica. As categorias agrupadas em: tema do periódico, prazo da chamada, Qualis, ISSN e link para acesso foram consideradas de alta relevância e importância na otimização do tempo dos professores e alunos, na facilidade de acesso, na democratização dos periódicos e na concentração de múltiplas possibilidades de submissão em um único arquivo. O que auxilia os que desejam e precisam fazer submissões com pouca ou muita experiência nessas questões. Os respondentes sugeriram pela continuidade das atividades difundidas para que os estudos sejam conhecidos, disseminados e realizados com êxito, em especial, no fomento e fortalecimento do PPGE/UFAM.

  • Palavras-chave
  • Formação, Pesquisa, Extensão, Avaliação, Publicação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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