RITMO SAMBA, LEITURAS E LIXO PRODUZIDO NO AMBIENTE DA SALA DE AULA: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR

  • Autor
  • Ambrózio dos Santos Prestes
  • Co-autores
  • Beneson Gomes Azedo , Jalderlane Mendes Melo
  • Resumo
  • no ambiente de sala de aula. Trata-se de um estudo que envolveu a interdisciplinaridade entre as disciplinas: Língua Portuguesa, Artes e Ciências Naturais com uma turma de estudantes do 5º ano Ensino Fundamental, cujo o objetivo foi trabalhar o ritmo musical SAMBA, a partir da produção de biocolagem e ilustrações sobre as diferentes culturas onde o samba está presente. Utilizou-se do método da pesquisa exploratória e do ensino com pesquisa (DEMO, 1990, 2002) como alternativa metodológica, possibilitando aos estudantes a realizarem uma análise mais detalhadas dos assuntos abordados. Como estratégia didática a sala foi organizada de modo que facilitasse a aprendizagem dos discente, motivando-os na realização das atividades. Inicialmente, valorizamos os conhecimentos prévios dos estudantes, lançando as seguintes questões norteadoras: O que é samba? Como se dança o samba? O Samba é a manifestação de que cultura? A partir das respostas dos discentes, mostrou-se a eles alguns vídeos sobre esse ritmo, que está bem presente na vida do povo brasileiro e é conhecido internacionalmente, fazendo com que os mesmos lembrassem do samba presente no carnaval e em várias cidades do Brasil. A partir de então foram começando a entender da importância do samba enquanto ritmo e dança na história e formação da cultura afro-brasileira. Após essa etapa, os discentes fizeram a leitura autônoma e interpretativa e socialização dos principais pontos que fundamentam a história do samba. Outra atividade realizada em grupo foi a biocolagem, em que os estudantes encontraram figuras sobre o ritmo e desenvolveram trabalhos feitos a partir do desmonte e combinação dos mais diversos materiais considerados lixos da sala de aula. Encerrou-se as atividades assistindo um vídeo sobre a importância de depositar o lixo no lugar certo e manter o nosso ambiente limpo e arejado, depois disso foi feita a limpeza do lixo produzido na sala de aula, a importância da coleta do lixo. A culminando de tais atividades foi uma mistura de leituras individuais e coletivas na biblioteca da escola, onde foi possível compreender que a leitura fascina o leitor; por meio da leitura os discentes puderam conhecer e entender a arte de dançar no ritmo do samba. Os resultados apontam que cada estudante em sua particularidade, enfatizou ser muito interessante a atividade desenvolvida, despertando o interesse em aprofundar a aprendizagem e leitura sobre o assunto trabalhado, despertando o interesse pelas atividades artísticas e sensibilizando para as questões como o lixo da sala de aula. Conclui-se que trabalhar a partir de um tema gerador ritmo Samba, na perspectiva da interdisciplinaridade, através da alternativa do ensino com pesquisa, ampliando o conhecimento dos estudantes, desperta o interesse pelas leituras, expressão de atividades artísticas e sensibilização ambiental a respeita do lixo produzido no ambiente da sala de aula.

     

  • Palavras-chave
  • Samba; Interdisciplinaridade; Leituras; Lixo; Sala de aula.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica