ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: AS POTENCIALIDADES DE UM PROCESSO FORMATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Victória Soares dos Santos
  • Co-autores
  • Márcio de Oliveira
  • Resumo
  • No Brasil, as atividades de estágio de estudantes são regulamentadas pelo Ministério da Educação, por meio da Lei Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas a realização de estágio docente é um dos critérios para o exame de qualificação. Neste trabalho buscamos destacar o estágio docente no Ensino Superior e as suas potencialidades enquanto um processo formativo que se dá na Pós-Graduação, especificamente no PPGE/UFAM. Partimos de uma abordagem qualitativa com base na pesquisa narrativa (CRESWELL, 2014), utilizamos a revisão bibliográfica e análise documental. Consideramos que o estágio docente aproxima os/as estudantes dos seus objetos de pesquisa e proporciona o entendimento acerca do funcionamento e da organização da docência no Ensino Superior.

  • Palavras-chave
  • Estágio Docente; Pós-Graduação; Formação Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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