Resumo
Introdução: o projeto Sala de Produção de Material Pedagógico Estruturado é uma iniciativa que surge da necessidade de construir recursos didáticos e pedagógicos para apoiar professores e escolas na inclusão dos estudantes Público-alvo da Educação Especial. Desse modo, o Centro de Apoio Educacional Específico - CAESP em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, desenvolvem a primeira sala desta característica na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, levando para todos os partícipes do processo inclusivo, a possibilidade de desenvolver materiais qualitativos para os estudantes incluídos na rede pública estadual. Temos como objetivo principal oferecer suporte didático metodológico com a produção de material pedagógico estruturado, subsidiando o trabalho docente dos professores que atuam na inclusão dos estudantes Público-alvo da Educação Especial da educação básica na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar - SEDUC/AM. Metodologia: os materiais para o desenvolvimento e produção dos recursos pedagógicos estruturados consistem na aquisição de computadores, impressora, plastificadora, materiais de expediente diversos. Após a montagem dos recursos no espaço físico, os professores poderão utilizar os materiais produzidos para desenvolver a aprendizagem de seus estudantes. Durante o processo de produção, orientação e utilização dos materiais, estaremos acompanhando de modo qualitativo o desempenho dos estudantes, após a utilização dos mesmos, podendo assim compreender como o uso destes recursos pode impactar no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente na diminuição das barreiras para o acesso ao currículo pelos estudantes Público-alvo da Educação Especial matriculados nas escolas comuns. Resultados e Discussões: A demanda de encaminhamentos e solicitações das escolas e professores é imensa. Durante o primeiro semestre de 2022, recebemos, aproximadamente 280 formulários de encaminhamento para avaliação multiprofissional. Após triagem, verificamos que boa parte destes formulários trazem queixas dos professores a respeito do uso de metodologias diversificadas, assim, constatamos que a sala de produção de material pedagógico estruturado irá dar suporte a estes professores que poderão contar com os materiais para utilizar nas escolas. Conclusão: entendemos que o processo de produção de materiais pedagógicos estruturados requer recursos que nem sempre são disponibilizados, tanto que a implementação desta sala só foi possível com a parceria FAPEAM. Assim, é importante fomentar o diálogo sobre do incentivo e financiamento das propostas que dão suporte ao processo de inclusão dos estudantes. Partindo da necessidade de ressignificar nossa prática pedagógica docente em detrimento a adequação da real necessidade de nossos estudantes, precisamos oferecer um olhar pedagógico específico, pois suas necessidades são únicas. Entendemos que o papel da escola de acordo com a legislação vigente no que se refere a Educação Especial e Inclusiva é possibilitar meios para garantir o acesso e permanência dos estudantes, com isso apresentamos neste projeto possibilidades geradoras de aprendizagem significativa, embasadas na perspectiva de incluir, onde se favoreçam praticas educacionais mais inclusivas e compatíveis com as necessidades e características individuais de nossos estudantes, garantindo não só o acesso e a permanência, mas sua real aprendizagem.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica