TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO AMAZÔNICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BORBA-AMAZONAS

  • Autor
  • Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  • Este trabalho constitui parte da pesquisa de doutorado em andamento, aborda as tecnologias digitais na formação continuada de professores. O objetivo é analisar os cursos de formação continuada ofertados pela SEDUC/AM, nos anos de 2018-2021, para o uso de tecnologias digitais e suas contribuições para a educação pública do município de Borba-AM. A pesquisa possui abordagem qualitativa, investigando o uso das ferramentas digitais nas formações de professores em quatro escolas do município. Como instrumento para coleta de dados, utilizaremos entrevistas com gestores e professores que atuam nas quatro escolas. Para o diálogo trouxemos Kenski (2013); Lévy (2010); Selwyn (2011); Gatti (2009); Tardif (2020); Imbernón (2009) e Moran (2000; 2015).  No levantamento realizado no repositório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em artigos publicados na Revista Amazônida, identificamos 19 teses e 34 dissertações, cujas produções correspondem ao período de 2012 a 2023. A busca permitiu a identificação de 03 teses, 02 dissertações que se adequaram aos critérios estabelecidos. Concluiu-se que as tecnologias digitais apesar de ser um tema muito debatido no campo educacional, ainda é pouco explorado, como podemos observar nas produções acadêmicas mapeadas.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias digitais, Formação continuada, Prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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