EDUCAÇÃO DO CAMPO NA RDS DO TUPÉ: IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO MEDIADO POR TECNOLOGIA

  • Autor
  • Riulma Ventura Muller
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva
  • Resumo
  • Este estudo objetiva refletir sobre a implementação das políticas públicas educacionais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável-RDS do Tupé, especificamente na escola Municipal São João, lócus da pesquisa em andamento, discutindo como se dá a execução das políticas públicas educacionais na comunidade, debatendo-as perante um referencial teórico que inclui autores como: Pierre Bourdieu (2020), Caldart, Molina e Arroyo (2004), Borges (2015), Muller (2019), Silva (2020). Por meio de uma pesquisa do tipo descritiva com uma abordagem qualitativa, estamos realizando em relação aos procedimentos técnicos, uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, no Curso de Doutorado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE na Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Realizar-se-á uma análise dialética, de acordo com o contexto descrito acima a fim de que possamos refletir sobre como as políticas públicas educacionais são formuladas e executadas no contexto amazônico. Como resultados parciais, a partir dos desdobramentos iniciais da pesquisa, realizamos a reestruturação no projeto inicial apresentado na seleção do Curso doutoral em andamento, através de um recorte que será o Ensino Médio mediado por tecnologia que é, atualmente, a última etapa da Educação Básica oferecida aos estudantes da comunidade. Portanto, temos analisado que as educações informais e não-formais na Comunidade São João são consolidadas através, respectivamente, das educações que ocorrem nas próprias vivências dos moradores na comunidade, dos seus modos de vida e de trabalho e das suas relações socioculturais, além das organizações sistematizadas na comunidade como a associação de moradores que é um espaço de diálogo entre eles onde levantam bandeiras de lutas em prol de políticas públicas que atendam suas necessidades.  Na esteira das análises, verificamos que a Educação formal ainda não atende de forma integral a necessidade dos estudantes pois não oferece de forma presencial o Ensino Médio, fato que ocasiona a saída da sua comunidade para concluir seus estudos na zona urbana de Manaus, fora do seu espaço de vida e de trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas, Educações, RDS, Contexto Amazônico, Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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