Pedagogia Histórico-Crítica em uma escola do campo de São Sebastião do Uatumã/AM: trilhas de conhecimentos sobre o tema da conservação ambiental

  • Autor
  • Audilene Leal dos Santos
  • Co-autores
  • Érica de Souza e Souza , Heloísa da Silva Borges
  • Resumo
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    Resumo:

    Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da práxis de professores/as de uma escola multisseriada como elemento mobilizador da Pedagogia Histórico-Crítica e de seus instrumentos na escola do campo, tendo como ponto de partida o tema da conservação ambiental na comunidade de Nova Jerusalém, localizada no rio Maripá em São Sebastião do Uatumã/AM. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido a luz dos pressupostos teóricos-metodológicos da PHC de Saviani (2003, 2021). Os resultados indicam que o referencial teórico-metodológico da PHC contribuiu para a produção de novos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da conservação ambiental na comunidade de Jerusalém, possibilitando uma mudança de postura em relação ao meio ambiente. Conclui-se que a PHC na escola do campo é um elemento mobilizador da práxis do professor e do processo de ensino aprendizagem de forma interdisciplinar e socialmente efetiva.

     

  • Palavras-chave
  • Pedagogia Histórico-Crítica; escola do campo; conservação ambiental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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