Introdução: O principal obstáculo das instituições de ensino superior é criar uma realidade entre o conhecimento ofertado e produzido diante do que é encontrado no mercado de trabalho. A monitoria é uma modelo de ensino e aprendizagem que ajuda na formação integrada do aluno, onde o mesmo terá oportunidade de desenvolver atividades inerentes à docência, dedicar-se a conhecimentos da área especifica, e colaborar para o ensino-aprendizagem dos alunos monitorados. Diante do exposto, este trabalho objetiva apresentar o relato de experiencia de monitoria da autora deste trabalho, compreendendo que a monitoria traz contribuições significativas para o processo formativo de futuros enfermeiros. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivencia discente na monitoria da disciplina Clínica Médica. Tal experiência deu início em março de 2023 e se findou em junho de 2023. A disciplina de Clínica Médica era administrada por um único professor, as sextas feira, de forma teórica e pratica, sendo que as práticas eram realizadas em laboratórios. Com carga horaria de 3 horas, a monitora atendia os alunos de forma individual e/ou coletivo, ajudando no entendimento do conteúdo exposto, nas atividades elaboradas em sala, e nos trabalhos para serem feitos em casa. Resultados e/ou discussão: São inúmeras experiencias, desde as agradáveis e afetuosas, até as desagradáveis e desafiadoras. No processo de monitoria houve atendimento com alunos que possui algum grau de transtorno de déficit de atenção, e isso traz uma reflexão quanto a importância de saber e compreender acerca dos variados tipos de déficit e a postura ideal para lidar com o monitorado. Para o aluno monitor, realizar uma monitoria é visto como um estimulo que requer responsabilidade e esforço. Um momento de rever novamente aquela disciplina, aprender um pouco mais, e contribuir para o aprendizado da turma monitorada. A disciplina citada é de importância para o curso de enfermagem, pois através dela é conhecido algumas patologias, como asma, tuberculose, diabetes e etc., sua fisiopatologia, ou seja, como acomete o organismo, e quais os cuidados que um enfermeiro precisa tomar. Na monitoria foi possível criar uma relação saudável com a turma, o que facilitou a troca de conhecimento, a contribuição para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo, e a percepção da docência, experimentando os contratempos e regozijo. Considerações finais: A produção desse trabalho possui importância relevante para experimentar a vivência acadêmica que proporcionou a autora, o desenvolvimento da monitoria contribui de forma positiva na vida de alunos no sentido de familiarizar o processo de aprendizagem já que atividade é desenvolvida por uma aluna, passando o conhecimento adiante. Atividades como a monitoria possibilita reflexão sobre a potencial pretensão de trilhar caminhos pela docência e pós-graduação.
Palavras-chaves: monitoria; enfermagem; ensino-aprendizagem; docência.
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