Este texto constitui um recorte dos dados da pesquisa de mestrado intitulada “Política de formação de professores para a Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidades”. Os resultados analisam os desdobramentos da oferta pela formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica. Este recorte visa trazer a análise das variáveis de oferta pela formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica (EB) situando-a no contexto da permanência nos processos formativos docentes. É um recorte que abarca a parte quantitativa da aludida pesquisa bem com um ancoramento teoricamente para fundamentar os dados apresentados. Percebemos com base nos dados coletados, que nos anos analisados (2013 – 2018) a procura pela formação docente foi superior as vagas disponibilizadas nas duas realidades estudadas por um lado, mas por outro evidenciam os dados da pesquisa que o contexto brasileiro tem apresentado um índice de evasão em maiores proporções quando comparados os percentuais dos dois países objeto da pesquisa do mestrado concluindo-se, deste modo, a necessidade de políticas docentes que possam garantir a permanência dos formandos nestes cursos e atração de melhores candidatos para a docência no sentido da qualificação desta etapa da educação.
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