CONTEXTO HISTÓRICO CULTURAL, HÁBITOS DE ESTUDOS E RENDIMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA ALDEIA “CORRENTEZA MURA RIO URUBU, ITACOATIARA- AM/BRASIL

  • Autor
  • Hely Brasil do Nascimento
  • Co-autores
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem como proposito a avaliação do contexto histórico cultural, hábitos de estudos, rendimento acadêmico de estudantes, são assuntos diversos da comunidade educacional. A partir da pluralidade cultural que integra o ambiente geográfico e suas diversidades no contexto amazônico, no que diz respeito a região do Rio Urubu, entre esses poucos conhecem ou falam sobre políticas públicas para a escola. Sabemos que o ambiente físico, social, cultural constrói o entendimento e perspectivas de moralidade (costumes, cultura, respeito). A pesquisa é de natureza qualitativa, trazendo contribuições de Michael Angrosino (2009, p.76), o pesquisador assume um desses papéis de membro do grupo pode ser chamada de observação participante, que é "um processo de aprendizagem por exposição ou por envolvimento nas atividades cotidianas ou rotineiras de quem participa no cenário da pesquisa". Nosso objetivo principal é avaliar o contexto histórico cultural, hábitos de estudos e rendimento acadêmico de estudantes da aldeia “Correnteza Mura”, no rio Urubu, Itacoatiara- AM/Brasil. Nesse contexto o verbo avaliar se caracterizará determinando a qualidade, a extensão, a intensidade no que se propõem no objetivo, a não refletir valores ou nota. A pesquisa se dividirá em eixos sendo que o primeiro eixo direciona- se ao contexto histórico cultural, fundamentando- se nas proposições de Brasil (2008), Claude Lévi-Strauss (1993, p. 328-366), Carmen Junqueira (2008), seguindo essa proporção teórica o segundo eixo volta-se para os hábitos de estudos, rendimento acadêmico, trazendo as teorias de Brasil (1996), Mascarenhas et al. (2009, 2010). O direcionamento adotado neste trabalho considera que a avaliação do contexto histórico cultural, hábitos de estudos, rendimento acadêmico de estudantes indígenas é de grande relevância como dados culturais, educacionais, logo é notório que o deleite sobre as questões propostas é de fundamental importância para o conhecimento cientifico. A pesquisa estabelece na fase preparatória ou exploratória, alicerçar-se no levantamento bibliográfico, realizando a busca de materiais teóricos existentes em relação ao objeto de estudo.  Portanto a partir do pressuposto básico que a educação escolar indígena e que esses povos possuem e sempre possuíram a sua educação, se faz necessário perguntar: como o contexto histórico cultural, os hábitos de estudos influenciam o processo de rendimento acadêmico de estudantes da aldeia “Correnteza Mura”, localizada às margens do rio Urubu em Itacoatiara- AM/Brasil? Por fim a presente pesquisa se justifica por aspecto científico, porque o trabalho vai dialogar com outras pesquisas, dissertações, capítulos de livros, artigos, teses, traduções que falam sobre o mesmo assunto, a importância da avaliação do contexto histórico cultural, hábitos de estudos, rendimento acadêmico de estudantes. Deve-se destacar que avaliar é fundamental em qualquer processo, especialmente no processo educativo, em que a avaliação pode ser um instrumento para alcançar mudanças no ensino, objetivando a melhoria da sua qualidade, poder reordenar recursos (Mello et al., 2001), estruturando a sua relevância cientifica e por isso que justifica.

     

  • Palavras-chave
  • Contexto histórico cultural, hábitos de estudos, rendimento acadêmico.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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