O ENSINO DE FILOSOFIA E DE SOCIOLOGIA NO MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE ESTADUAL RORAIMENSE: perspectiva e realidade

  • Autor
  • Reinaldo Oliveira Menezes
  • Co-autores
  • Alessandro Manoel da Silva , Lysne Nôzenir de Lima Lira , Hellen Cristina Picanço Simas
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de filosofia e de sociologia no processo da educação inclusiva da rede estadual de ensino roraimense. A inclusão escolar na contemporaneidade continua sendo um desafio no âmbito escolar, sobretudo, em sala de aula. Para fins de desenvolvimento, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental, utilizando a abordagem estudo de caso. Elegeu como referencial teórico os estudos de Menezes (2020) e Santos (2020), que tratam sobre formação de filosofia e sociologia no movimento da educação inclusiva. Acreditamos que o sucesso da inclusão escolar não depende somente do professor regente, e sim, de todos os professores da educação como prever os dispositivos legais.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Filosofia; Ensino de Sociologia; Educação Inclusiva; Roraima.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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