OS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: UM ESTUDO INTERDISCIPLINA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ

  • Autor
  • Ambrózio dos Santos Prestes
  • Co-autores
  • Jalderlane Mendes Melo , Beneson Gomes Azedo
  • Resumo
  • O estudo é resultado de um projeto desenvolvido com a turma do 3º ano do Ensino Fundamenta I da Escola Estadual Centro Educacional 27 de julho em São Sebastião do Uatumã, no período de 16 a 20 de abril, por ocasião da data dedicada aos povos indígenas do Brasil. A temática “Os povos originários do Brasil” é um tema que está em repercussão nesses tempos, onde estes tem sido vítima de genocídio pelo avanço do capital e do garimpo ilegal na Amazônia. Envolveu a interdisciplinaridade das disciplinas História, Arte e Religião e seu objetivo consistiu em ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a historicidade dos povos originários. Estes se desdobraram em: 1) conhecer a cultura indígena e sua influência na brasileira; 2) vivenciar na prática a cultura dos povos originários (dança, arte, culinária, religião, etc.). Pensando a partir da importância da formação crítica-reflexiva (FREIRE, 2011) dos educandos, na superação das metodologias tradicionais o presente trabalho se sustenta na Metodologia Ativa, que coloca os estudantes como sujeito ativo ante o ensino-aprendizado buscando ressignificar tanto a formação cidadão quanto a intelectual de todos os envolvidos. Primeiro dia – Apresentação de um vídeo documentário, sobre início da ocupação do Brasil pelos portugueses; que também mostrou algumas etnias, através do qual os alunos identificaram as diferenças étnicas por meio das vestes e formas de comportamento de cada povo. O vídeo ainda evidenciou as culturas e costumes de cada povo originários, onde os alunos aprenderam sobre a culinária, os artesanatos e as formas danças presentes em cada tribo. Segundo dia – Apresentação de um vídeo sobre um ritual, expressão religiosa exercida pela maioria dos povos indígenas; que muitas das vezes se manifesta por meio de danças típicas de cada costume tribal; seguida por outro vídeo sobre suas expressões artística, vestes, pinturas e danças da Tribo os Muras. etc. Terceiro dia – Preparação de vestes indígenas, ensaios para apresentação da dança tribal da tribo os Muras, que foi apresentada pelos estudantes no dia dedicado ao dia dos povos originários, retratando um pouco sobre a vida e os costumes desse povo, sobreviventes na floresta amazônica. Quarto dia – Realização dos ensaios e confecções das vestes indígenas. Quinto dia – Realização da dança, que retratou, a vida da tribo “Os Muras em harmonia com a natureza”. Os povos originários do Brasil, desde os tempos da ocupação do Brasil, e na região amazônica não é diferente, sofrem com o avanço do garimpo ilegal e com o abandono das políticas de saúde principalmente no Governo Bolsonaro. Conclui-se que é de suma importância a escola educar os estudantes sobre a importância dos povos indígenas do Brasil, respeitando sua cultura, religião e outros costumes que caracterizam seus modos de vida.

  • Palavras-chave
  • povos indígenas; povos originários; cultura; interdisciplinaridade; ensino fundamental
  • Modalidade
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  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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