A CONTRUÇÃO DO JAMAXI: POSSIBILIDADES E PERCEPÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • LUCIANNY THAIS FREIRE MATIAS
  • Co-autores
  • Zilda Glaucia Elias Franco , Otávio Floriano Paulino
  • Resumo
  •  

    Durante a pandemia da Covid-19, surgiu o Projeto Jamaxi Criativo, visando adaptar o contato da escola com crianças e suas famílias. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar o planejamento e construção do Jamaxi no CMEI em Manaus. Por conta do momento vivenciado, as tecnologias foram cruciais para a comunicação entre a comunidade escolar, com isso, as propostas diárias foram compartilhadas via WhatsApp, dívidas em pesquisa, projetação, levantamento de materiais disponíveis, construção e partilha do produto. Os materiais reutilizáveis permearam a execução, e o feedback das famílias ocorria por meio de fotos, vídeos e áudios. A participação ativa das crianças ao longo do projeto evidenciou vivências significativas e favoreceu o desenvolvimento infantil. Além disso, fortaleceu os laços entre crianças, famílias e educadores. A proposta foi bem-sucedida em contornar os desafios impostos pela pandemia, permitindo interações enriquecedoras e apoio mútuo entre os envolvidos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Pandemia; Interação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica