O trabalho em questão parte dos resultados finais do projeto de iniciação científica intitulado “A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) de Manaus: uma análise das escolas da Divisão Distrital Zonal Rural (2014/2021)”. Nosso objetivo geral consistiu em analisar a política de Avaliação de Desempenho do Estudante e seu papel na Zona Rural de Manaus. Partindo da abordagem quali-quantitativa e do método misto, promovido por Lascoumes e Le Galès a partir da Sociologia da Ação Pública. Entende-se que a avaliação no contexto escolar sofreu transformações em nível global, dessa forma, a partir de 1990 ganhou novas dimensões com a avaliação educacional, institucional, externa e de larga escala. Tal movimento ocasionou uma espécie de relação de comparação entre os sistemas educacionais em função da qualidade (SELLAR, 2015), partindo desta lógica, o estado do Amazonas instituiu, em 2008, o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) sob gerência da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), e a cidade de Manaus, por sua vez, instituiu a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) no ano de 2014, sob tutela da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED-Manaus). Os resultados parciais da pesquisa estão voltados para a revisão de literatura, que ocorreu de forma integrativa por meio do levantamento de dissertações e teses com foco na política educacional de avaliação e na educação rural, que no estudo, optou-se por abordar a perspectiva de “educação do campo” por ter um viés político e social. Os resultados finais encontram-se em processo de desenvolvimento, os quais giram em torno dos recortes feitos com base nos dados quantitativos da ADE pertencentes às escolas da Divisão Distrital Zonal Rural, mediante aos critérios relacionados ao quantitativo de escolas participantes, média de desempenho, taxa de acerto e erro, além da média de desempenho entre os componentes curriculares, em seus respectivos anos.
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