- Autor
- GIOVAN NONATO RODRIGUES SORIANO
- Co-autores
- ADRIANA MEDEIROS FARIAS , MARIA NILVANE FERNANDES
- Resumo
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Resumo: O excerto ora apresentado se situa no bojo de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo geral analisar o processo de fechamento de turma do ensino noturno e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da gestão empresarial de resultados, implementada na rede municipal de ensino de Manaus (AM). A discussão, aqui pautada, debruça-se sobre a edição da Resolução MEC/CNE/CEB nº 1, de 28 de maio de 2021, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a EJA, em meio ao recrudescimento do processo de efetivação da agenda ultraliberal de desmonte sem precedentes das escassas políticas educacionais consolidadas. Ao final, inferiu-se que a EJA, já historicamente penalizada pela ausência ou contingenciamentos de recursos, com a vigência das últimas diretrizes, passou a ser ofertada por meio de submodalidades mais precarizadas que demandam baixo ou nenhum recurso do poder público, ao mesmo tempo em que promovem um barateamento para a sua exploração pelo mercado educacional, o que contribui para intensificar o fechamento de turmas dessa modalidade nas redes públicas de ensino.
- Palavras-chave
- Educação de Jovens e Adultos; Mercado educacional; Ensino público de Manaus
- Modalidade
- Comunicação oral
- Área Temática
- GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia