Resumo: O trabalho busca analisar as atribuições para (as) gestores (as) de escolas nos marcos legais e nos marcos operacionais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus no período entre 2015 e 2022. Fundamenta-se na concepção da gestão democrática e utiliza-se das categorias de análise do método dialético, em face de convergências e contradições no processo de implantação da gestão democrática definidas pelo sistema municipal de ensino de Manaus, desde 2001. A metodologia tem abordagem qualitativa na análise documental. A análise dos dados coletados foi feita de acordo com a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), partindo das categorias iniciais: educação, gestão democrática, gerencialismo, gerência, educador. As atribuições apontadas nos documentos da SEMED/MANAUS revelam os aspectos de organização administrativa e de princípios gerenciais destinados aos gestores das unidades de ensino da rede pública municipal. Em tempos de ataques à democracia em nossa sociedade, é fundamental reforçar o valor social do princípio de gestão democrática do ensino público no Brasil e em todos os entes federados.
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