O TRABALHO DOS/AS PROFESSORES/AS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA AMAZÔNIA

  • Autor
  • Soliana de Souza e Souza
  • Co-autores
  • Heloísa da Silva Borges , Erivelton de Souza Mendonça , Érica de Souza e Souza , Marcelle Nogueira da Silva
  • Resumo
  • As escolas do campo na região amazônica enfrentam muitos desafios na oferta de uma educação socialmente de qualidade. Por isso, este estudo objetiva apresentar os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento que tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos/as professores/as das escolas do campo na Amazônia, mas especificamente da comunidade de Caburi em Parintins/Am. Em consonância, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) conhecer o trabalho na Escola do Campo; 2) destacar as Escolas do Campo na Amazônia; e 3) apresentar o trabalho do professor nas escolas do campo na Amazônia. Trata-se de pesquisa bibliográfica, seguindo o enfoque qualitativo, pautada nos estudos de Borges (2015); Pistrak (2000); Souza (2022) e outros/as autores/as. Os resultados da pesquisa bibliográfica mostram que os/as professores/as enfrentam dificuldades relacionadas a vários seguimentos do trabalho docente na região. O estudo aponta a falta de infraestrutura básica nas escolas, como energia elétrica e água potável, o implica na realização das atividades nas escolas. Conclui-se que, apesar dessas dificuldades, os/as professores/as das escolas do campo na Amazônia desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento da Educação do Campo da região.

     

  • Palavras-chave
  • Escola do campo; Trabalho docente; Formação de professores/as, desafios e potencialidades.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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