Avaliação Municipal da Educação Infantil (AMEI): Um estudo de caso sobre a construção da política de avaliação em Manaus - AM

  • Autor
  • Caroline Oliveira da Silva
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva , Rodrigo Lopes Macedo
  • Resumo
  • Esta pesquisa de iniciação científica é uma extensão dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE – UFAM), referente à gestão das políticas de avaliação educacional. O contexto vivenciado durante a pandemia de Covid-19, acompanhou uma crise sanitária que aprofundou inúmeras desigualdades sociais, afetando o campo educacional por meio da suspensão das aulas presenciais mundialmente e de forma local em Manaus como uma medida emergencial. Refletindo sobre tal cenário, a problemática do presente estudo surge a partir da inquietação sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na construção da Política de Avaliação Municipal da Educação Infantil (AMEI) no recorte temporal de 2020 e 2021. Nesse ínterim, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as configurações da Avaliação Municipal da Educação Infantil (AMEI) durante o cenário de pandemia e seus desdobramentos, trazendo à luz da investigação científica inquietações. Considerando outras dimensões que a pesquisa poderá se desdobrar, seu percurso metodológico se insere em um estudo de caso cuja abordagem é de cunho qualitativo e se desenvolve alinhado à Sociologia da Ação Pública de Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès, tendo quatro etapas de execução: 1) revisão de literatura; 2) Trabalho com dados secundários (levantamento e tratamento); 3) Pesquisa de campo e 4) Análise conjunta de dados ancorado na análise de conteúdo. Consideramos que esta pesquisa possui seu grau de importância no processo de formação e reflexão sobre as políticas de avaliações externas no contexto da educação básica em Manaus, sobretudo, em relação ao aprofundamento da concepção de Educação Infantil e a elaboração de políticas educacionais coerentes com a realidade das creches e Centros Municipais de Educação (CMEI’s), em que as crianças pequenas são protagonistas da aprendizagem e os educadores que atuam neste meio como mediadores.

  • Palavras-chave
  • Políticas Educacionais; Avaliação; Educação Infantil; Pandemia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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