OS SENTIDOS E SIGNICADOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO

  • Autor
  • MARK ASAPH REIS ELEUTERIO
  • Resumo
  • Consideramos fundamental darmos vez e voz à todas e todos que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou em situações que possam prejudicar o desenvolvimento integral e a inserção social de nossos estudantes. Temos como objetivo de estudo conhecer os sentidos e significados que?estudantes em situação de vulnerabilidade social tem sobre as aulas de educação física. A pesquisa será qualitativa e selecionaremos, de forma intencional, 16 alunas do ensino fundamental anos iniciais, com idades de 9 a 10 anos, frequentadoras de uma Instituição Educacional. Para a coleta de dados utilizaremos a entrevista no modelo grupo focal, no qual as meninas serão divididas em dois grupos homogêneos, tendo como similaridade sua idade. A entrevista seguirá com um roteiro com questões abertas e se dividirá em três fases, sendo a primeira a apresentação do mediador e do estudo; a segunda fase será a realização do diálogo gerado por meio de uma pergunta; e a terceira fase será a apresentação de imagens relacionadas as aulas de educação física, que estimulem as meninas a relatarem sobre seus sentidos e significados em relação as aulas de educação física. A ferramenta de análise dos dados será a análise textual discursiva (ATD) que buscará temas recorrentes na entrevista, fazendo assim sua codificação para destacar as categorias que melhor representarão os sentidos e perceções das meninas.? 

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Apoio Social, Saúde da Criança, Direitos Humanos, Representação Cognitiva.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica