DIÁLOGOS DE MULHERES-PROFESSORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Maria Izaíra da Silva Gil
  • Co-autores
  • Maria Lúcia Tinoco Pacheco
  • Resumo
  •  

    Quais processos formativos encontramos na memória da mulher-professora ao refletir sobre sua identidade? Partindo desta problemática seguimos com um recorte da pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico - IFAM, objetivando discutir o caminhar de um processo metodológico e de revisão de literatura, destacando processos formativos da mulher-professora como recursos para uma formação de professores que valorize os saberes docentes guardados na construção de sua identidade e que formam percursos de aprendizagens e superação de desafios na prática docente e na constituição do ser mulher. Destacamos que se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, referencial teórico com embasamento nos dos Estudos Culturais, e investigação narrativa. Como vertentes de resultados apontamos a possibilidade da colaboração dos referenciais investigados para a fundamentação de pesquisas com foco na mulher-professora e formação de professores.

     

  • Palavras-chave
  • Mulher-professora; Pesquisa Narrativa; Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica