OS PROCESSOS COGNITIVOS DA MEMÓRIA E DAS EMOÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Kellen Vitória Costa de Oliveira
  • Resumo
  • A pesquisa é desenvolvida a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas, possui o objetivo de conhecer e identificar a inter-relação entre os processos cognitivos da memória e da emoção no desenvolvimento da aprendizagem. O problema é: Qual é a participação da memória e das emoções no contexto da aprendizagem e quais implicações dessa discussão à educação escolar no contexto amazônico? De forma empírica, com referência nos dados da plataforma Capes, e pela observação houve a presença variados tipos de aprendizagens das crianças, o trabalho do(a) professor(a) ao ser influenciado pelas tecnologias e seus respectivos desafios. Desta forma, seus resultados finais foram: a identificação da existência de impactos significativos nos processos cognitivos, direta ou indiretamente, e o uso da inteligência emocional para o processo formativo da criança, realizando uma transmutação de experiências boas ou ruins adquiridas para a formação de memórias.

  • Palavras-chave
  • Emoção; Memória; Aprendizagem; Desenvolvimento Humano; Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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