USO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA PRÁTICA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

  • Autor
  • Marcilene da Silva e Silva
  • Co-autores
  • Hiléia Monteiro Maciel Cabral
  • Resumo
  • A pesquisa é o resultado de duas aulas diferenciadas ministradas para o Ensino de Biologia com alunos da 3.ª série do Ensino Médio em uma Escola Pública de Manaus. O objetivo foi utilizar diferentes métodos e técnicas de modo a despertar nos educandos o cuidado parental. O uso das aulas práticas aproxima o aluno da descoberta por experimentação, bem como defini Andrade et al. (2011) que estas são tarefas educativas que requerem do estudante a experiência direta com o material presente fisicamente e o fenômeno e/ou com dados brutos obtidos do mundo natural, ou social. Nas aulas práticas os alunos são envolvidos pela curiosidade e instigados a resolver problemáticas com levantamento de hipóteses, testes e comprovação de verdades com resultados obtidos, então são necessárias as questões e instruções do professor para execução da prática, para Rossasi (2011) a maneira de propor o problema e as orientações fornecidas pelo professor aos seus estudantes, determinará o envolvimento destes no decorrer da aula. O professor deve se planejar para aplicação de métodos e técnicas no decorrer das aulas práticas, descreverá as instruções permitindo manter o foco nas observações durante a coleta de dados, além disso, Krasilchik (2004) rediz somente nas aulas práticas os alunos enfrentam os resultados não previstos, cuja interpretação desafia sua imaginação e raciocínio. O público envolvido foram 21 alunos da 3.ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada na zona Oeste de Manaus. As aulas foram ministradas no turno vespertino, durante as descrições do relatório apenas sete alunos desenvolveram todos os tópicos solicitados e 14 deixaram de completar as descrições com informações necessárias para avaliação da experiência dos educandos sobre o cuidado parental. Observamos que os alunos estavam mais dispostos a expressar-se verbalmente e contar a experiência para classe. Para análise foi realizado o planejamento da aula com a temática “Reprodução Humana Natural e Assistida”, utilização do método expositivo dialogado, avaliação somativa diagnóstica e aula prática com experimento. Além disso, também foi aplicado um questionário com duas perguntas conceituais e dois estudos de caso com perspectivas em resolução de problemas. Os resultados das avaliações foram satisfatórios, pois os estudantes demonstraram interesse e participaram ativamente da atividade proposta. Na avaliação escrita das questões discursivas para diferenciar a reprodução humana natural da assistida apenas 70% (15) alunos obtivera êxito e os estudos de caso para resolver problemas de fertilidade e assim indicar um método reprodutivo natural ou assistido, 81% (17) alunos responderam os casos satisfatoriamente. As aulas dialogadas foram proveitosas visto que os alunos explanavam seus conhecimentos quando provocados a responderam questionamentos da Reprodução Humana, alcançando o objetivo que Hydt (2011) propõe advir nesta categoria de metodologia, com a introdução do novo conteúdo partindo dos conhecimentos e experiências anteriores, isto é, do que o aluno já conhece e experimentou. Por fim observamos que nas descrições do relatório sobre a aula prática com experimento do cuidado parental indicaram falta de incentivo à produção textual na turma, contudo nas avaliações destacou-se a hábil resolução de problemas.

  • Palavras-chave
  • estratégias diversificadas no ensino, estágio supervisionado, aulas práticas
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