Este artigo tem como objetivo discutir o Estágio Profissional de Nível Médio vinculado aos Institutos Federais (IFs), confrontando as perspectivas unilaterais da profissionalização, em face da necessidade de uma formação integral para os estudantes. Trata-se de um estudo que destaca a síntese de uma pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2013), com enfoque nas discussões de autores que abordam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para tanto, apoia-se sobretudo nas concepções de Ciavatta (2014), Ramos (2014), Moura (2013), Moura, Filho e Silva (2015), Silva e Salazar (2021) e Mourão (2020), os quais refletem sobre a superação da dicotomia: conhecimento intelectual e conhecimento técnico na escola dual, mediante um dos pensamentos marxianos: a formação omnilateral dos sujeitos. Nessa direção, considerando os fatores e conceitos abordados no decorrer do trabalho, aponta-se para o Estágio Supervisionado como um espaço capaz de refletir e concretizar bases formativas integrais dos estudantes; entretanto, a perspectiva unilateral que a ele foi atribuída é um entrave associado às problemáticas presentes na própria Educação Profissional.
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