PROJETO LITERÁRIO: SOB O OLHAR DO ESTAGIÁRIO

  • Autor
  • Larissa Mendes Andrade
  • Co-autores
  • Priscila Soares Lima , Vanessa Souza Silva , Antelmara de Sousa Silva
  • Resumo
  • O tema deste trabalho é o projeto de literatura e a aprendizagem dos estudantes. Segundo Cosson (2019) através da literatura é possível explorar todas as potencialidades da linguagem, assim “É por possuir essa função maior de tornar o mundo compreensível transformando sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas que a literatura tem e precisa manter um lugar especial nas escolas” (COSSON, 2019, p.17). A partir do entendimento da relevância do estudo de literatura na escola e após a participação na “II Feira Literária: Sarau da colônia ao mundo contemporâneo”, durante estágio supervisionado obrigatório, exigência do curso de Letras, objetivou-se compreender as contribuições do projeto aos estudantes no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: descrever o projeto Feira Literária: sarau da colônia ao contemporâneo, desenvolvido no ensino de Língua Portuguesa em uma escola pública de Manaus; e refletir sobre as contribuições aos alunos do projeto literário desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa na escola pesquisada. Pretendendo responder ao problema: quais as contribuições aos alunos de um projeto de literatura, desenvolvido no Ensino Médio? O estudo caracteriza-se por ser qualitativo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a observação participante. O projeto de literatura observado foi desenvolvido na Escola Estadual Sant’Ana na cidade de Manaus pelas professoras de Língua Portuguesa. As turmas foram divididas em grupo A, apresentou de manhã e assistiu no horário da tarde e o grupo B, apresentou a tarde e assistiu pela manhã. Os alunos leram obras literárias de acordo com os temas a seguir: Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Neoclassicismo de Portugal, Humanismo, Quinhentismo, Arcadismo, Naturalismo, Romantismo 3a geração, Realismo, Romantismo 1a geração, Romantismo 2a geração, Parnasianismo, 1a fase do modernismo, 2a fase modernismo, 3a fase modernismo, Pós-modernismo, Simbolismo, Academia Brasileira de Letras e Literatura Amazonense. Após a leitura os discentes foram divididos nos seguintes grupos: recepção, responsável por apresentar o tema, a obra e a escola literária estudada; produção, produziu os textos a serem apresentados, tais como peça teatral, poema, dança, música e paródia; ornamentação e limpeza, responsável por ornamentar, fazer cenário, manter a limpeza da sala de aula; artística, responsável por realizar a apresentação; e a equipe de análise literária, apresentou a análise das obras. A atividade aconteceu no dia 21 de outubro de 2022. Notou-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da responsabilidade, autonomia, liderança, criatividade através das performances teatrais e do interesse pelo conteúdo literário para apresentá-lo de uma forma bem interativa e divertida. Conclui-se que o projeto cooperou para o conhecimento do aluno, facilitando o aprendizado dos conteúdos curriculares de forma diversificada. Além disso, ressalta-se a importância do estágio por oportunizar a participação em atividades como essa que enriquece a experiência do estagiário, através da vivência da escola real, pois “o estágio é o eixo de articulação entre teoria e a prática docente tendo grande importância para compreensão da dinâmica escolar” (NASCIMENTO, 2014, p. 14)

  • Palavras-chave
  • Literatura, Estágio Supervisionado, Projeto Literário
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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