Resumo: As migrações, suas histórias, vivências, motivações e complexidades, vêm se inserindo nas pautas das discussões políticas e sociais, inclusive no Brasil. O presente estudo objetiva problematizar-discutir o processo de imigração internacional, a partir de reflexões acerca do processo de formação continuada de professoras-professores, destacando sua importância tanto para a própria categoria, como para os estudantes imigrantes, que visam na educação um meio de recuperação da sua condição de vida. Para tanto, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, a partir das pesquisas bibliográfica e documental. Os dados levantados subsidiam a fundamentação teórica deste trabalho dando ênfase e significado a temática. A problemática se relaciona em como melhor atender a população imigrante, a qual vivencia situações críticas em seu aprendizado, o que incide diretamente na formação de professoras-professores. Os resultados obtidos até o presente, evidenciam que a formação continuada de professoras-professores voltada para as particularidades das-dos estudantes imigrantes ainda é um campo novo o qual carente de atenção no estado do Amazonas. Por fim, eles também evidenciam a necessidade de efetivação de políticas públicas eficazes que assegurem uma formação continuada para as-os docentes, para que se possa, assim, formar cidadãs-cidadãos para o pleno exercício da cidadania.
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