“Em time que está ganhando se mexe sim”: inserção da educação física na equipe multiprofissional de equoterapia da PMAM

  • Autor
  • Yan Fabiano Kettle dos Santos
  • Co-autores
  • Dhessica Paiva do Nascimento , Rodrigo Naranjo de Oliveira , Sheila Moura do Amaral , Andressa Ribeiro Contreira
  • Resumo
  • Introdução: A equoterapia, através dos movimentos cinesioterapêuticos decorrente da passada tridimensional do cavalo, desempenha a melhora do controle postural, equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento dos músculos, promovendo mais sinergias funcionais aos praticantes. Estudos indicam que esta prática deve ser conduzida por uma equipe multiprofissional, constituída pelos seguintes profissionais: equitadores, fisioterapeutas, psicopedagogos, médicos, fonoaudiólogos, profissionais de educação física e psicólogos. Nessa perspectiva, o trabalho desta equipe tem como foco o auxílio, orientação e acompanhamento das atividades propostas aos praticantes, o estudo independente dos casos e acompanhamento das evoluções. Destaca-se que, no contexto do Amazonas, a inserção do profissional de educação física na equipe ainda não se dá de forma efetiva, seja pela falta de informações sobre a equoterapia, baixa procura do profissional ou pelo desconhecimento desta importante área de atuação profissional. Objetivo: Oportunizar aos acadêmicos de educação física a inserção na equipe multiprofissional de equoterapia. Metodologia: O local de realização do projeto será nas pendências do Regimento de Policiamento Montado, vinculadas ao projeto social de Equoterapia ofertado pelo Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no período de 2023-2025. O programa da PMAM oferta equoterapia para crianças e adolescentes com patologias diversas: Paralisia Cerebral, Déficits de coordenação motora, Autismo, Hiperatividade, Sequelas de AVC ou de Acidentes diversos, Microcefalia, Hidrocefalia, Deficiência Auditiva, Síndromes: Down, Charge, West e Klinefelter, entre outras. Os espaços para realização das atividades serão picadeiro coberto com pista de areia, picadeiro descoberto com pista de areia, gramado, estacionamento com piso cimentado. As sessões terão o acompanhamento do acadêmico de educação física junto à equipe multiprofissional, serão realizadas uma vez por semana, com duração de 20 minutos. A inserção do acadêmico na equipe junto aos equitadores, fisioterapeuta, psicóloga, médicas veterinárias, fonoaudióloga e estagiários, se dará seguindo algumas etapas: conhecimento da realidade (estrutura física, espaços e materiais), identificação das limitações e potenciais dos praticantes, verificação da contribuição do profissional de educação física na equipe, fundamentação teórica sobre a equoterapia, etapas da sessão e participação efetiva nas sessões. Resultados esperados: Espera-se que com a inserção do acadêmico de educação física na realidade do programa de equoterapia possa revelar a importância da atuação deste profissional na equipe multiprofissional, as trocas de experiências com outros profissionais, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos que respaldem as atividades motoras ofertadas, por meio de práticas pedagógicas efetivas. Tais conhecimentos são fundamentais para estimular outros acadêmicos interessados em ingressar nos projetos com estes fins, visando à formação acadêmica e também a melhora dos aspectos motores, sociais e cognitivos dos praticantes.

  • Palavras-chave
  • Equoterapia; Equipe Multiprofissional; Educação Física.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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