Avaliação psicomotora de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down (SD) praticantes de equoterapia e programa psicomotor

  • Autor
  • LUCAS DE BRITO TAKAFAZ
  • Co-autores
  • YAN KETTLE DOS SANOS , RODRIGO NARANJO DE OLIVEIRA , SHEILA MOURA DO AMARAL , ANDRESSA RIBEIRO CONTREIRA
  • Resumo
  • Introdução: A equoterapia é preconizada para pessoas com TEA e SD, por proporcionar benefícios nos aspectos motores, cognitivos e sócio afetivos, contribuindo para sua maior autonomia em atividades de autocuidado e atividades acadêmicas (ZOCCANTE et al., 2021). Além da equoterapia, o estímulo à prática de atividades psicomotoras se dá como uma alternativa complementar, visando a melhora do equilíbrio, coordenação motora fina e ampla, lateralidade, orientação espacial, temporal e aspectos afetivos dos praticantes (GONÇALVES, 2012). Embora tais terapias sejam relevantes para o melhor desenvolvimento das crianças com TEA e SD, faz-se necessário um acompanhamento mais detalhado dos progressos obtidos ao longo das intervenções, o que pode ocorrer a partir da sistematização de avaliações e registros periódicos. Objetivo: Avaliar e registrar as evoluções (qualitativas e quantitativas) das crianças com TEA e SD praticantes da equoterapia e programa psicomotor, a partir de avaliações psicomotoras. Metodologia: O local de realização do projeto será nas pendências do Regimento de Policiamento Montado, vinculado Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas. Farão parte do programa de avaliação psicomotora os praticantes da 2 fase da equoterapia (fase educacional), sendo, aproximadamente, 10 crianças e adolescentes com Síndrome de Down (SD) e 70 com Transtorno do Especto do Autismo (TEA) com idades entre 4 a 18 anos. As avaliações psicomotoras (quantitativas e qualitativa) serão realizadas periodicamente (a cada 4 meses) ao longo do desenvolvimento do programa (2023-2025). Qualitativamente, será realizado o registro a partir da observação dos aspectos psicomotores dos praticantes, por meio de anotações em diário de campo e também dos apontamentos relatados pelos pais e profissionais ao longo da sessão. Para avalição dos elementos psicomotores será utilizado o Manual de Avaliação Motora (EDM III) (ROSA NETO, 2020), o qual avalia a coordenação motora (fina e global), propriocepção (Equilíbrio e Esquema Corporal), percepção (Espacial e Temporal) e lateralidade. Tal bateria motora é preconizada para avaliação de crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, que apresentem dificuldades na aprendizagem escolar; atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; problemas na fala, escrita e cálculo; problemas de conduta (hiperatividade, ansiedade, falta de motivação, outros); alterações neurológicas e mentais, sensoriais. As avaliações serão realizadas por acadêmicos do curso de educação física, previamente capacitados, de forma individual, com duração de 30 a 40 minutos por participante. Resultados Esperados: Com a utilização das avaliações psicomotoras espera-se acompanhar a evolução das intervenções em equoterapia e psicomotricidade desenvolvidas com os praticantes com TEA e SD, com vistas a compreender se as metodologias e atividades ofertadas atendem suas necessidades funcionais e contribuem para seu bem-estar e qualidade de vida.

     

  • Palavras-chave
  • Equoterapia; Transtorno do Espectro do Autismo; Síndrome de Down; Avaliação Psicomotora; Educação Física
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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