A comunicação é produto de discussões realizadas nas pesquisas do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, realizadas, respectivamente, nos períodos 2009-2011 e 2021-2023, cujo objeto de investigação destinou-se a análise das Políticas Públicas do Sistema Municipal de Educação de Manaus para escolarização indígena, iniciada em 2005. Assim, nosso trabalho tem recorte para o atendimento das demandas das Comunidades/Aldeias indígenas estruturadas no contexto urbano, onde a oferta de educação possui objetivo distinto, destinando-se ao fortalecimento da língua e da cultura de cada povo atendido, consequentemente, entende-se que a organização do formato das ações deve observar, além das especificidades e diferenças étnicas e linguísticas, o contexto social do povo nesse universo da cidade, cuja dinâmica da vida se diferencia dos espaços não-urbanos. Para tanto, metodologicamente, utilizamos, Pesquisa Documental e Bibliográfica, tendo como foco de reflexão o Espaço Nusoken I, por ter sido o contexto da pesquisa de 2021-2023, citada acima, que nos permite definir como objetivo, para este texto, refletir sobre o cumprimento dos direitos indígenas nos Espaços de Educação, à luz dos ordenamentos jurídicos, cujos direitos são possíveis ser contemplados em atividades pedagógicas em contexto urbano.
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