POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS TDICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS

  • Autor
  • Estrela Dinamar Vinente Santarém
  • Co-autores
  • Camila Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    A pesquisa doutoral aqui retratada encontra-se em fase inicial e possui intenção de discutir a inserção das tecnologias nas escolas do Amazonas, a partir do olhar dos docentes da rede estadual de ensino, analisando as políticas públicas federais e estaduais/ações de promoção das Tecnologias Digitais da Informação e comunicação (TDICs) e de formação docente, nas duas décadas do século XXI, para investigar os desafios da utilização das TDICs na prática pedagógica no contexto amazônico, as problematizações das pesquisas dos programas de pós-graduação, nota 5, 6 e 7 do Brasil, da área da educação e as ações da Secretaria de Educação (SEDUC/AM) neste campo. O estudo de caso será a estratégia de análise do fenômeno com levantamento dos dados em várias fontes de informação, a saber: bibliográficas, legislações, propostas e relatórios dos cursos, trabalhos acadêmicos com estudos semelhantes, entrevistas com gestores, gerentes, professores e alunos dos cursos ofertados no estado. A análise dos dados será qualitativa com base na pesquisa documental e na análise de conteúdo. A priori, o referencial teórico está fundamentado nos pressupostos defendidos por estudiosos da área da educação e nas políticas públicas de formação docente, pois ainda está em fase de estruturação e definição do processo metodológico.

  • Palavras-chave
  • Política, Formação continuada, TDICs, Amazonas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica