Este trabalho resulta de uma investigação realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM), Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Objetiva apresentar uma análise da meta 3 do Plano Municipal de Educação de Abaetetuba (2015-2025 – Lei nº 437/2015) que trata do Ensino Médio e faz referência às populações do campo. Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica a partir de uma perspectiva crítica-analítica, fundamentada nos estudos de Saviani (2014); Caldart (2002); Borges (2016) e Nascimento (2015), e análise documental a partir dos dados do Relatório do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) que dispõem o Diagnóstico de Avaliação do PME de Abaetetuba. Destaca-se que a meta 3 do PME busca elevar o nível de matrícula no percentual mínimo de 25% de modo a atingir as médias do IDEB sinalizadas pelo PNE. Além disso, propõe a integração do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos à Educação Profissional, na tentativa de assegurar a qualidade da oferta a pelo menos 50% dos estudantes das escolas públicas. Para atender essa população estudantil, a meta 3 apresenta 73 estratégias das quais 10 estratégias estabelecem propostas educacionais sobre as peculiaridades das populações do campo. O resultado da análise demonstra que o percentual médio do total de estratégias alcançou a projeção de apenas 41%. As estratégias com maior percentual alcançados foram: 3.8 ensino médio integrado à educação profissional, 60%; 3.22 acompanhamentos de estratégias das escolas do campo na oferta de educação de tempo integral, 59%. Ressalta-se que 50% das demais estratégias da meta 3 que fazem referência ao atendimento educacional às populações campesinas, obtiveram percentuais abaixo de 50%. A estratégia 3.44 oferta de educação bilíngue no Ensino Médio, 49%; 3.34 garantia de transporte acessível e gratuito para todos os estudantes da Educação do Campo, 47%; 3.17 construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento de tempo integral no campo, 20%; 3.11 fomentar programas de educação de defasagem de fluxo escolar para estudantes da faixa etária de 15 a 17 anos, atingiu apenas 15%. Portanto, observa-se que há um enorme desafio para que a meta 3 seja alcançada até a vigência do respectivo plano, tendo em vista que no território abaetetubense existem 20 escolas que ofertam o ensino médio, na rede estadual e municipal, sendo 13 na área urbana e 7 distribuídas nas áreas de campo (estradas, ilhas e ramais). Além disso, há outras problemáticas que interferem no alcance dessa meta, que é a oferta de uma educação de qualidade: a política educacional do ensino médio em Abaetetuba apresenta reflexos negativos na formação dos estudantes, sobretudo daqueles que vivem no e do campo, como a fragilidade dos conteúdos ministrados que possibilite a continuidade dos estudos para o mundo do trabalho e/ou para o ingresso no ensino superior (NASCIMENTO, 2015). Conclui-se que é necessário um esforço dos agentes responsáveis para garantir o cumprimento da meta 3 e assegurar os direitos dos estudantes do campo à uma educação com qualidade socialmente referenciada em Abaetetuba.
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