VOZES INDÍGENAS COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO MUSICAL E NA CULTURA RORAIMENSE: O Parixara como elemento fortalecedor do identitário indígena nas escolas

  • Autor
  • Lysne Nôzenir de Lima Lira
  • Co-autores
  • Ana Claudia Luiz Borges Barros , Reinaldo Oliveira Menezes , Hellen Cristina Picanço Simas , Rogério Pinto de Sousa
  • Resumo
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    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a música do Parixara nas escolas como uma ferramenta educativo-cultural. Historicamente marginalizados, é possível conhecer, respeitar e valorizar sua história e saberes tradicionais por meio da música. Para fins de desenvolvimento, optou-se pela pesquisa bibliográfica sobre a integração da música com a cultura indígena, com foco no canto e dança do Parixara, elementos importantes da cultura roraimense. Buscando desenvolver e promover aprendizagens significativas, incluindo o respeito mútuo entre os povos. Acredita-se que a música pode ser um meio de promover uma melhor integração entre diversas culturas nas escolas. Nesse sentido, são discutidos aspectos do papel da educação musical como forma de contribuir para a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade indígena em Roraima.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Musical, Educação Escolar Indígena, Parixara, Roraima.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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