Este trabalho apresenta o desenvolvimento do conhecimento do Estado da Questão (EQ) como parte de uma pesquisa de doutorado que tem como método a Hermenêutica crítica a respeito da temática da percepção dos professores formadores frente a um currículo interdisciplinar na e para a formação inicial de professores de Ciências. O EQ se constitui como uma investigação metodológica importante para o início de uma pesquisa, pois proporciona um panorama da área de estudo de interesse, permitindo identificar as tendências, abordagens e lacunas existentes. O levantamento de dados foi realizado no âmbito das teses e dissertações produzidas no Brasil nos últimos 10 anos, nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A princípio ficou evidente a ausência de pesquisas que relacionem hermenêutica crítica, formação inicial de professores, inter-transdisciplinaridade e o processo cognitivo da percepção. O que nos fez levantar como a hermenêutica crítica comparece como método nas pesquisas em Educação. Foram selecionados e analisados qualitativamente 15 trabalhos entre teses e dissertações. Verificou-se ao longo do período dos anos de 2012 a 2021 que há em média 2 produções de teses e dissertações por ano que abordam a hermenêutica crítica como método de análise nas pesquisas na área de Educação, sendo que a maioria das publicações são da região Sudeste (n=8/15; 53,3%), São Paulo detém 75% deste percentual regional, enquanto a região Norte possui apenas uma publicação (6,7%). A abordagem hermenêutica mais adotada foi de Kincheloe e McLaren (n=5/15) que estão estruturados na Teoria Crítica reconceituada da Escola de Frankfurt seguida da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur (n=4/15). Concluiu-se que são poucas as pesquisas na pós-graduação na área de Educação que adotam a abordagem metodológica da hermenêutica crítica.
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